Aplicativo mostra como estava o clima em sua cidade quando você nasceu e como estará quando você completar 80 anos de idade

Escrito por em 05/10/2020

Com base em estudos realizados por cientistas de um grupo de universidades Norte-Americanas, o Jornal The New York Times disponibilizou uma página em seu portal onde mostra como o clima tem mudado em todo o mundo.

Utilizando como base a temperatura de 32 graus Celsius (ou 90 graus Fahrenheit) o aplicativo compara dados que mostram quantos dias com temperaturas iguais ou acima de 32º cada cidade do mundo registrou, registra atualmente e terá no futuro. A base utilizada mostra dados do dia do nascimento da pessoa que consulta o site, com o período atual e faz uma projeção para quando a pessoa completar 80 anos de idade.

Itaúna

Comparamos os dados relativos a Itaúna para uma pessoa que tenha nascido em 1980. Veja os registros:

  • Em 1980 a região de Itaúna registrou, de acordo com os dados coletados pelo NYT, quatro dias por ano, em média, acima de 32 graus.
  • Em 2020 Itaúna pode registrar 23 dias por ano, em média, com temperaturas iguais ou acima de 32 graus.
  • Em 2060, data em que uma pessoa nascida em 1980 completará 80 anos de idade, a área de Itaúna terá uma média de 56 dias com temperaturas iguais ou acima de 32 graus Celsius. A variação é de um mínimo de 42 a 93 dias acima de 32 graus no município e região.

Dias acima de 32 em Itaúna em 1980 de acordo com aplicativo do NYT

Dias acima de 32 em Itaúna em 2020 de acordo com aplicativo NYT

Dias acima de 32 em Itaúna em 2060 de acordo com aplicativo NYT

Futuro cada vez mais quente

A publicação alerta que estas temperaturas altas por um número cada vez maior de dias no ano acontecerão ainda que todas as medidas preventivas sejam tomadas pelos países signatários do Acordo de Paris para diminuir a emissão de gases do efeito estufa.

O alerta é de que se os governantes mundiais continuarem sem tomar medidas para proteger o planeta e evitar o aquecimento global, as temperaturas ficarão ainda mais altas e por períodos cada vez mais longos.

As projeções começaram em 1960 e vão até o final deste século. De acordo com o estudo Itaúna tinha uma média de 4 dias com temperaturas em torno de 32º em 1960 e pode ter entre 50 e 143 dias muito quentes por ano até o final do século.

Dias acima de 32 em Itaúna comparativo desde 1960 até o final do século

O mapa mostra que lugares que já são quentes, como Jakarta e Nova Dely, por exemplo, podem ter temperaturas altas em praticamente todo o ano sem dias frescos.

Laboratório de Impacto do Clima

O estudo foi conduzido para o jornal The New York Times pelo Laboratório de Impacto do Clima, um grupo de cientistas climáticos, economistas e analistas de dados do Rhodium Group, Universidade de Chicago, Universidade Rutgers e Universidade de Califórnia em Berkeley.

Para conferir como estava e como estará a temperatura em sua cidade quando você nasceu e quando completar 80 anos é só clicar neste link 

Fonte: Jornalismo Grupo Rádio Clube de Itaúna


Opiniões dos leitores

Deixar um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado.Campos obrigatórios marcados com *



[Não há estações de rádio no banco de dados]